'En Garde! Touché'

A esgrima era a novidade da semana e os alunos estavam ansiosos por experimentar. Mas primeiro as regras. Aprender as posições de avanço e recuo, perna direita com o pé virado para a à frente e a esquerda com o pé virado para a lateral. Mão esquerda para trás, mão direita segura na arma e vamos começar!

Muita concentração. É preciso evitar o toque do adversário, (que na espada pode ser no corpo todo) e atacá-lo. Foi toque! Começa tudo do início. Sempre com a máscara na cabeça, os alunos põem em prática as explicações dadas pelo professor. Uns minutos de jogo e passa-se à explicação de uma nova tática. A atividade aconteceu durante todas as tardes da semana e os alunos gostaram de experimentar este jogo que descende de épocas ancestrais de combate.

Ao mesmo tempo que os alunos foram, como sempre durante a manhã, à praia de Carcavelos, outros ficaram no colégio a fazer hortas suspensas, transformando garrafas e garrafões de água, em bonitos canteiros de alfaces, morangos, ervas aromáticas, etc. O objetivo é pendura-los depois nas árvores do colégio, dando uma graça diferente ao pátio de entrada.

Para além disso, os alunos fizeram ainda borboletas de papel e lindos ratinhos com rolhas de cortiça. E no dia de jogo de Portugal com o País de Gales, algumas alunas fizeram questão de equipar os roedores com minúsculos cachecóis de linha verde e vermelha. Deram sorte os ratinhos! E ficaram amorosos, junto às casinhas de pássaros feitas também com rolhas. Há que salientar o gosto com que os alunos e a auxiliar Helena Paiva realizam esta atividade matinal, cujo tema varia todas as semanas. Parabéns!

Adiante. A tarde foi preenchida com diversos jogos musicais que foram muito variados e quase sempre coordenados com expressão corporal. Jogo de imitação e jogo do limão, por exemplo, em que os alunos faziam movimentos ao som da música. No auditório experimentaram-se instrumentos musicais, “brincou-se” com a intensidade musical, - piano, forte e fortíssimo e também se construíram músicas a partir de aplicações de IPad.

Os alunos da Educação Pré-Escolar visitaram o Centro Ciência Viva, em Sintra e os mais velhos o Castelo dos Mouros e o Palácio da Pena. No Palácio, referenciado como um dos mais bonitos do mundo, conheceram os aposentos reais, os grandes salões de festas e a cozinha com as enormes panelas de latão. Ouviram imensas histórias daquele magnífico edifício, que também já foi um mosteiro. No Castelo, fizeram um jogo que ajudou a explorar aquele espaço que, ficaram os alunos a saber, nunca foi palco de alguma batalha. Munidos de pistas, tinham que procurar outras e responder a questões relacionadas com a visita. No final, encontraram a arca do tesouro. Imensas guloseimas para todos. Foi um dia em cheio. Mas para a semana há mais!