O Caminho de um Sorriso

No passado dia 17 de dezembro decorreu no auditório do colégio a apresentação aos pais do lançamento do livro O Caminho de um Sorriso.

As coordenadoras dos 1º e 2º ciclos, as professoras Mari Miguel e Olívia Casinhas, agradeceram a presença de todos os encarregados de educação dando de seguida a palavra ao responsável dos Serviços Educativos da Empresa “Cabeçudos”, Rui Andrade que procedeu à apresentação deste projeto.

Neste sentido, Rui Andrade iniciou a sua apresentação tendo agradecido ao Colégio dos Plátanos por ter aceite o convite para participar neste projeto. Projeto este que requereu uma elevada coordenação a vários níveis entre o 1º ciclo e o 2º ciclo, bem como entre todos os elementos externos ao colégio. Assim, Rui Andrade deu a conhecer aos presentes que a elaboração da história foi da responsabilidade das turmas do 6.º ano, o vídeo de animação ficou a cargo das turmas do 5.º ano, as ilustrações das turmas do 1.º, 2.º e 3º ano e as músicas das turmas do 4.º ano.

Rui Andrade exaltou todo o trabalho realizado durante o primeiro período, no qual se realizaram sessões quer de escrita criativa quer de ilustração. Os alunos contaram também com a ajuda dos professores titulares das turmas, no caso do primeiro ciclo, bem como da professora de Educação Musical, e dos professores de Português e de Educação Visual, no caso do 2.º ciclo.

Todos os presentes tiveram oportunidade de visionar o filme da história O Caminho de um Sorriso, bem como o Making off.

Foram momentos muito significativos, contudo, todos os presentes iriam assistir a duas surpresas. A primeira foi a leitura da história pela contadora de histórias Elsa Serra, que elogiou o trabalho realizado e a segunda foi a apresentação de uma das músicas, que fazem parte da história, pelos alunos do 4º ano.

No final estava estampado nas caras dos alunos o orgulho e satisfação pelo trabalho realizado. Bem só dos alunos não, de todos os envolvidos e também dos que assistiram a esta apresentação. Parabéns a todos.