É um projeto apaixonante que desperta emoções do princípio ao fim. Permite partir de uma ideia simples e que faz parte do imaginário de muitas crianças, como o ser astronauta, e relacioná-las com a aprendizagem de situações do quotidiano.
Pergunta inicial do projeto: “O que sabemos sobre o astronauta?” As crianças expõem as suas ideias e através do trabalho com a educadora, aprofundam os conhecimentos. E para aferir a curiosidade dos pequenos, lança-se uma nova pergunta: “O que queremos saber sobre os astronautas?”
Uma das ideias a ser trabalhada foi a das profissões. O astronauta tem um fato especial. Que outras profissões os meninos conhecem e quais as que usam um fato? Os meninos sabem muitas. E sabem também que o astronauta não se desloca de comboio nem de bicicleta, mas numa nave espacial. Os meninos trabalham os meios de transporte. Viajam sozinhos ou em grupo? Toca a fazer contas. Recortam mini astronautas de papel que constam do manual que todos têm, e agrupam-nos como querem dentro da nave, no compartimento da frente e no de trás: 2+3, 3+3 ou 4+2. Só têm que fazer a conta e sem perceber, aprendem Matemática. Mas também pode ser Português. A partir do conto “A Maria foi a Marte”, os meninos descobrem palavras começadas por M. E já que falámos em Marte, falamos também de outros planetas. Qual é o maior? Qual o que tem anéis? E qual está mais perto do Sol? Planetas? O que é isso? Podem observar-se? Claro que sim! Os meninos aprendem o nome de instrumentos que lhes permitem observar o espaço. Não só o espaço, mas também o lixo espacial. Ao viajar, uma nave não é lá muito ecológica, pois deixa detritos e componentes para trás. Os meninos percebem também aqui a importância de dizer não à poluição, reutilizar e reciclar. Provaram isso mesmo com as lindas naves espaciais que fizeram em casa com a ajuda dos pais, utilizando materiais de que já não precisam. Os meninos querem cuidar da natureza. E já que se fala em natureza, ficaram a saber que há animais muito sortudos que já viajaram para o espaço: um cão, uma tartaruga, um peixe e um macaco. Uma boa oportunidade de trabalhar os animais, não acham???