O objetivo deste projeto é a utilização da robótica educativa como meio de introdução à robótica, por alunos do nosso colégio, através da realização de atividades de carácter experimental. Pretende-se que os alunos abordem conceitos de diversas disciplinas, tais como, matemática, física, educação tecnológica, informática, inglês e educação visual. Pretende-se também que desenvolvam competências sociais e de comunicação, dentro e fora da escola, em grupo e também na internet.
Este clube caracteriza-se por ser um ambiente de trabalho, onde os alunos têm a oportunidade de montar e programar o seu próprio robot, controlando-o através de um computador com um software especializado. O aluno torna-se construtor de conhecimento, através da observação, da própria prática e do trabalho colaborativo que surge entre professores e alunos.
O professor, neste contexto, ajuda o aluno a tomar consciência do seu potencial criativo, quando valoriza produtos e ideias criativas. Sem pressão de tempo nem necessidade de marcar determinado ritmo, o professor pode dar ao aluno tempo para pensar e desenvolver as suas ideias. Depois de construído o produto desejado ou ainda durante o processo, é habitualmente criado um espaço de divulgação no contexto escolar e extra-escolar que encoraja o aluno a divulgar as suas ideias e a debatê-las com especialistas. Estas são algumas das estratégias utilizadas no Clube. Incentivar os alunos a visitar diversos sites e a participar, por exemplo, em fóruns de discussão de vários especialistas além da construção de websites no próprio Clube, como espaços de divulgação de trabalhos, permitem interacções em ambiente virtual que vieram ampliar o espaço e o tempo de colaboração assim como permitem dar visibilidade aos produtos e aos saberes adquiridos e em construção.