Open Day do Ecoescolas foi um sucesso!

Open Day do Ecoescolas foi um sucesso!

O dia 28 de março de 2014 vai ficar na história do colégio, como o primeiro dia em que se realizou um Open Day Eco-Schools. Apesar da complexidade de organização e apesar da ameaça da meteorologia comprometer o seu bom funcionamento, pode dizer-se que foi um sucesso. O programa era dirigido a todos os alunos, adequado às diferentes faixas etárias, claro, e tinha como grande objetivo fornecer aos alunos conhecimentos que eles ainda não tinham, tanto ao nível da poupança de energia e de água, massas de água, separação de resíduos e a questão do ruído. Isto porque no início do ano é feito um questionário aos alunos para avaliar os seus conhecimentos sobre as questões ambientais. E é para colmatar as falhas encontradas, que é desenvolvido um trabalho ao longo do ano, para que cheguem ao fim sem dúvidas. O Open Day Eco-Schools faz parte desse trabalho.

Todo o programa era orientado para, de uma forma muito descontraída, ir de encontro a essa aprendizagem complementar. Uma das atividades era um enorme” Jogo da Glória Ambiental”, um com perguntas direcionadas para a Infantil e Pré-Escolar e outro para os alunos do 1º ciclo. Para os mais pequeninos havia ainda o “Jogo dos 5 sentidos”, que contou com a preciosa colaboração das educadoras e um “Teatro de Fantoches e Sementeira”.

Zoo, GNR e Quercus

Para além de funcionários e encarregados de educação que foram convidados a participar, o evento contou com a presença de algumas entidades externas. Do Zoológico de Lisboa veio um especialista dar uma palestra e workshops sobre biodiversidade. Assim como da Guarda Nacional Republicana. Os alunos ficaram a saber que a GNR não se limita a intervir no trânsito e ordem pública. Existe uma força especial chamada SEPNA, (Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente), que desempenha um importante papel na proteção ambiental. Esta palestra deixou os alunos fascinados. Da associação ambientalista Quercus veio o próprio presidente falar sobre a proteção florestal e a mãe de um aluno falou das espécies invasoras de Sintra.

Os alunos do 7º ano tiveram a oportunidade de participar num peddy-paper composto por perguntas, pistas e desafios espalhados pelo colégio que os alunos tinham que superar. Esta prova culimou no laboratório de Química. Lá, com a ajuda dos professores, os participantes extraíram o ADN de uma banana e analisaram uma impressão digital. Ao melhor estilo das séries de televisão.

Outro dos pontos altos do dia foi a exibição de dois carros elétricos. Os miúdos adoraram andar às voltas com um carro diferente, em que não se ouve um só ruído e que não emite qualquer gás poluente. Sem dúvida o futuro!

A professora Sofia Lima, uma das coordenadoras deste evento, juntamente com a professora Cristina Moura, dá uma nota muito positiva a esta iniciativa. E para ela, não contou apenas a aquisição e consolidação e conhecimentos por parte dos alunos, mas sobretudo a forte união que se verificou a nível de todos os alunos dos diferentes ciclos. Para o ano há mais!



MAvenida Plátanos nº2 a 6
2635-544 Rinchoa
Rio do Mouro - Portugal
Ver no mapa
T219 178 200*E [email protected]

Siga-nos nas Redes Sociais

Subscreva a Newsletter

Image
Image
Colégio dos Plátanos | Copyright 2024 © Todos os direitos reservados. Desenvolvido por LF10IGN
*Custo de Chamada para a rede fixa.
Image
Avenida Plátanos nº2 a 8
2635-544 Rinchoa
Rio do Mouro - Portugal
219 178 200*
[email protected]