As sessões aconteceram nos oitavos anos, no âmbito das Ciências Naturais. O tema abordado foi a influência das cadeias e teias alimentares no equilíbrio dos ecossistemas marinhos. Além dos conteúdos científicos abordados ficamos todos a conhecer a verdadeira história sobre a existência das sereias que afinal não passam de um mamífero chamado Manatim, também conhecido por peixe-boi ou vaca marinha.
Durante a época dos descobrimentos, era vulgar os navegadores falarem das suas experiências ao ouvirem as sereias. Percebeu-se mais tarde, que tudo não passava de alucinações provocavas pelas condições precárias de alimentação e não só, e da presença de Manatins, que ao imitirem os seus sons, se confundiam com o cantar de uma mulher. Camões, em "Os Lusíadas", retrata muito bem este feito.
Também fizeram parte da nossa panóplia de atividades os Jogos de Mesa, o Futebol Humano, a Culinária e Lavores, entre outras.
Desta lista não podemos deixar de referenciar uma manhã diferente, mas muito divertida, a qual foi passada no Reino do Natal, em Sintra. Aqui todos os nossos alunos interagiram com duendes, ajudantes do Pai Natal, visitaram as suas casas e no topo do parque lá estava ele o Pai Natal à espera da visita dos nossos alunos. Foi uma grande emoção e não terminamos a nossa visita sem fazer alguns “desportos radicais”, que estavam adaptados para os mais pequenos poderem experimentar em segurança.
Por fim voltámos com o coração cheio de alegria por esta visita diferente cheia de cores e de personagens divertidas.