Colégio dos Plátanos

Noticias Fastrackids

Todos a bordo!

Porque é que quando saltamos, voltamos sempre para o chão? Porque é que quando chutamos uma bola para o ar, ela não vai para o espaço?

Os alunos da turma FastracKids ficaram a saber que existe uma coisa a que se chama força da gravidade, uma espécie de íman gigante no interior da Terra e que atrai todos os corpos para o chão. Para perceber melhor, os alunos experimentaram apanhar clips com um íman.

Outro dos conceitos aprendidos foi o da força centrífuga, que se manifesta nos corpos em rotação e cujo efeito é o afastamento dos corpos do centro de rotação. Palavras difíceis que os alunos perceberam com a brincadeira da roda. Dois a dois e com os braços esticados, giraram num movimento rápido, sentindo o seu corpo a “querer fugir”. Fizeram também a experiência da garrafa sem tampa e com pedras no seu interior. Girando-a rapidamente, verificaram que as pedras nem se mexiam.

Explicados os conceitos, os alunos prepararam-se para embarcar até à Lua. Depois de observarem vários vídeos da NASA sobre lançamentos de naves espaciais e dos primeiros homens na Lua, andaram nos sapatos especiais que simulavam os passos dados na Lua. Foi muito divertido!