Toda a gente sabe que quando a noite chega, o sol dá lugar à Lua e às estrelas, muito úteis na vida na Terra. As estrelas não servem só para enfeitar o céu. Os alunos ficaram a saber que há muitos e muitos anos que são usadas na orientação geográfica dos Humanos.
Como, se são só pontinhos brilhantes no céu? É que juntas umas com as outras, formam “desenhos”, a que os primeiros homens a estudar o céu deram o nome de constelações. Os meninos viram desenhos de várias constelações e completaram algumas no Quadro Interativo. Uma das mais importantes para quem vive na parte norte do planeta, as crianças ficaram a saber que se chama Ursa Menor, porque a última estrela da sua “cauda” indica o norte.
O que é então uma estrela? É uma enorme bola de fogo e o Sol também é uma estrela, mas não é a maior. Só brilha mais porque é a que está mais perto de nós. De seguida, os meninos fizeram uma atividade. Numa folha de papel, colocaram pontinhos de cola e brilhantes onde quiseram, para formar a sua constelação. Que lindo!