O MARE veio à escola

Uma bióloga do MARE, Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, veio ao Colégio falar sobre o ambiente marinho e a biodiversidade. Não falou só de coisas boas. Chamou a atenção para o grave problema da poluição.

Os pequeninos da Educação Pré-Escolar “equiparam-se” com “fatos de mergulho” e exploraram vários ambientes marinhos, numa “missão” espetacular do Polo Norte ao Polo Sul. Tiveram que “nadar”, correr”, “avistar” os animais ao longe com uns binóculos e “andar” de submarino, para, com uma “lanterna”, ver os animais que estão no fundo do mar. Para os alunos do primeiro ciclo, o tema foi a biodiversidade e os perigos da poluição dos oceanos, sobretudo o plástico, inimigo número 1. Não só porque a sua decomposição é muito morosa, mas também porque é responsável pela morte de um milhão de aves marinhas todos os anos. Além disso, também chega ao nosso estômago, através da cadeia alimentar.

Os temas abordados por Sandra Amoroso, bióloga marinha do MARE, que veio ao Colégio no âmbito do programa Eco-Escolas, foram adequados à idade das crianças, mas utilizando sempre linguagem correta, do ponto de vista científica. É objetivo do MARE, com estas palestras, levar a ciência às escolas e promover a literacia marinha. Os meninos gostaram muito!