De batas vestidas e luvas nas mãos, os alunos do 9º ano ouviam atentamente as explicações da professora de Ciências. Preparavam-se para dissecar o coração de um porco.
Em grupos de quatro, os alunos tiveram a oportunidade de ver e sentir ao vivo aquilo que até ao momento conheciam apenas através do manual de Ciências Naturais. Artérias, ventrículos, aurículas, veias, etc, tudo isso ganhou nova “vida” nas suas mãos, à medida que dissecavam, com um bisturi, o coração de um porco, (dada a sua semelhança ao coração humano), no âmbito do estudo do sistema cardiovascular. Todos ouviam com atenção esta aula para perceber como é constituído e como funciona este órgão, sentir as diferentes texturas dos tecidos e compreender como se dá a circulação sanguínea. O interesse dos alunos era óbvio. Isso notou-se pelo teor das perguntas que iam colocando à medida que a professora avançava na explicação.
Houve ainda oportunidade de observar um pulmão de porco (que também é semelhante ao nosso), nomeadamente a traqueia, os brônquios, a pleura, e o aspeto do pulmão quando simulada a inspiração. Foi uma aula espetacular!