A mãe de um dos meninos da Educação Pré-Escolar do Colégio dos Plátanos visitou os alunos para lhes falar da Befana, uma tradição italiana que se comemora no Dia de Reis.
Sendo ela própria italiana, contou a história aos pequeninos com o seu doce sotaque, tal como também era doce a Befana, uma bruxinha boa que visita os meninos italianos na Noite dos Reis. Se os meninos se portam bem, a Befana enche as suas meias de doces. Mas se se portaram mal, em vez dos doces, os meninos recebem carvão e pedaços de madeira. Como todos os meninos se portaram muito bem, tiveram direito a bolachinhas que esta mãe trouxe numa meia, e distribuiu por todos, tal como faz a Befana.
Segundo a tradição popular, os Três Reis Magos iam para Belém levar os presentes ao Menino Jesus. Na dúvida sobre o caminho a seguir, pediram indicações à Befana, que, não sabendo, os convidou para pernoitar na sua casa. Na manhã seguinte, os Reis convidaram a Befana a segui-los e visitar o Menino, mas ela disse que estava muito atarefada. Tendo mudado de ideias mais tarde, tentou seguir os Reis, mas nunca mais os encontrou.
Desde então, diz a lenda que para em todas as casas que encontra no caminho, dando doces às crianças na esperança de que uma deles seja o Menino Jesus.