Erasmus + Na Hungria, sempre a aprender

Uma equipa dos Plátanos, constituída por uma educadora e a coordenadora do 1º ciclo foi até à Hungria tomar contacto com mais um método pedagógico diferente, no âmbito do projeto Erasmus+. O balanço foi muito positivo.

O projeto Erasmus+ intitulado "Multi-Métodos para uma aprendizagem de sucesso: do pré-escolar ao ensino básico" permitiu que a educadora Sara Antunes e a coordenadora do 1º ciclo Cátia Rodrigues tomassem contacto com a realidade do método de ensino apelidado de Montessori e praticado nas escolas visitadas na Hungria. Foi uma semana de formação intensa sobre o legado pedagógico de Maria Montessori e as suas estratégias que promovem essencialmente a autonomia e o desenvolvimento de competências pessoais e sociais da criança.

No regresso, a professora Cátia Rodrigues trouxe aos seus alunos algumas recordações. Bolachinhas húngaras, um álbum com desenhos e mensagens dos alunos da Escola Montessori e alguns florins para mostrar como na Hungria o dinheiro é diferente. Os meninos impressionaram-se ao segurar a nota de 500 florins, mas ficaram a saber que afinal vale pouco mais de um euro.

Para o mês que vem, todos os professores e educadoras do colégio vão ter formação dada pela equipa que foi à Hungria, para que possam também usufruir dos conhecimentos adquiridos.

Recorde-se que o Erasmus+ é um programa da Comissão Europeia, no domínio da Educação, Formação, Juventude e Desporto.