Energia Solidária

O projeto, que vai na 5ª edição, já existe desde 2010. Promovido pela Fundação EDP, pretende sensibilizar os alunos a desenvolver projetos de solidariedade na sua área de residência.

Na prática, os alunos fazem um levantamento das carências existentes na comunidade, vêm como e onde podem agir, arregaçam as mangas e fazem a diferença. Seja na recolha, armazenamento de roupa para famílias carenciadas, entrega de cabazes a quem mais precisa, intervenção junto de idosos ou pessoas com deficiência.

No caso, toda a comunidade escolar se envolveu em projetos vários, conhecidos de todos e que determinaram a qualificação. Foi o caso das Tampinhas para a Miriam, a campanha papel por alimentos, recolha e troca de brinquedos e roupa, recolha de manuais escolares, venda das agendas da Casa da Criança, recolha de bens alimentares e de higiene para a Casa do Infantado, o recital de Natal para os idosos da freguesia, recolha de alimentos e roupa para a Junta de Freguesia de Rio de Mouro, o projeto Dar as mãos à Ilha do Fogo, refeições a famílias carenciadas, numa parceria com a Câmara Municipal de Sintra e por último o Make a Wish.

Desde o início do ano, mais de 300 escolas responderam ao desafio, mas só 84 conseguiram qualificar os seus projetos. O Colégio dos Plátanos foi uma dessas escolas, tendo sido convidado a fazer-se representar no evento final a nível nacional, que decorreu no dia 3 de junho, no Museu da Eletricidade, em Lisboa. Em representação do colégio estiveram presentes, neste evento, as professoras Paula Santos e Altina Sousa. Estiveram expostos os projetos qualificados, entregaram-se os troféus, certificados e estandarte Energia Com Vida.

Esta qualificação é motivo de um grande orgulho para toda a comunidade escolar, porque representa a consciencialização dos alunos para a ajuda ao próximo de uma forma muito real, ou seja, há um enfoque na educação para a cidadania que sai do papel e vai para o terreno. Onde é precisa. Parabéns!