A reutilizar, o Carnaval vamos festejar!

Rolos de papel, pratos de plástico, garrafas e garrafões de plástico, caixas de sapatos e de cereais, sacos do lixo, botões, algodão, tampinhas de plástico, caixas de ovos, cápsulas de café, rolhas de cortiça e até uma lâmpada… Tudo serviu para construir as divertidas máscaras que os alunos usaram para alegrar as salas de aula.

Mas o desafio terminou por aqui! Na sala do 4ºA, a professora dividiu os alunos em quatro grupos, para mais uma importante missão ecológica: vestir e colorir um pobre palhaço, desenhado a preto e branco em papel cenário, utilizando restos de tecido, botões e lã. A habitual calma deu lugar a alguma confusão. Havia imensos botões e tecidos para todos os gostos! “Olha este tecido aos quadrados azuis e verdes! Não achas que ficava bem na camisa do palhaço?” ouviu-se numa ponta da sala. «E este às riscas brancas e vermelhas? Podemos usá-lo para fazer as calças!», respondia outro colega. Tesoura para um lado, cola para o outro… Todos puseram mãos à obra e todos deram a sua opinião, tal como um trabalho de grupo deve ser!

No final, a missão foi bem-sucedida! Os palhacinhos ficaram todos janotas e vestidos a rigor! Para terminar, os alunos tiveram que os batizar. Ficaram, então, o Tó-Zé, D. Panquecas, Malacueca e Bolinha do Botão! Na sala do 2º A, a Inês Vaz também fez uma máscara a partir de um garrafão.