Poupe com bons hábitos e vá (...) de férias

Não se esqueça, vá de férias mas, primeiro, verifique que deixa as luzes apagadas e os aparelhos desligados! Os eletrodomésticos em standby consomem 10-15% do seu padrão de consumo. Para evitar este gasto desnecessário desligue-os completamente (use uma tomada corta corrente).

Feche as torneiras quando não estiver a usar a água diretamente. Saiba que, na lavagem dos dentes poupa cerca de 20 litros e, por duche cerca de 30 litros, apenas fechando a torneira enquanto escova os dentes ou se ensaboa.

Reutilize a água que usou para lavar/cozer legumes, frutas, ovos, para regar as suas plantas. Colete também a água potável dos duches enquanto não aquecem e utilize-as para o mesmo fim ou para o autoclismo. É espantoso o quanto a fatura de água consegue emagrecer.

Quando lavar a louça ou a roupa à mão use água quente apenas quando necessário e use apenas a quantidade de detergente adequada evitando desperdiçar água potável em diversos enxaguamentos. Quando lavar a louça ou a roupa na máquina ligue-a apenas quando atinge a capacidade recomendada, escolhendo baixas temperatura para economizar até 90% de energia elétrica em cada ciclo de lavagem. A propósito, escolha os ciclos de curta duração e faça-os, de preferência, à noite quando as tarifas são mais reduzidas.

Depois de tudo isto é possível que vá de férias para destinos mais longínquos (… ) quem sabe?