O agente Plátano nasceu do desafio “Nós Reciclamos 2014”, lançado aos alunos do 1º e 2º ciclo das escolas e aos idosos da área metropolitana de Lisboa, no âmbito da Escola Segura. Missão: construir um boneco polícia, recorrendo a materiais recicláveis. Não foi fácil, acreditem!
Mesmo com a ajuda de professores e auxiliares, encaixar uma perna, depois a outra, agora um braço e depois o outro... ufa, que trabalheira. E no final conseguir que se mantivesse em pé! Mas a persistência compensou e do trabalho resultou num agente da autoridade muito simpático, com a farda impecável, quatro botões reluzentes, e as botas impecavelmente engraxadas, como manda a disciplina!
O agente Plátano, que já se apresentou ao serviço, marchou rapidamente para o Museu das Comunicações, em Lisboa, onde vai estar até ao dia 28 de maio. É nessa altura que todos os trabalhos vão ser avaliados por um júri.
Ouro sobre azul, seria fazer acompanhar o agente do já famoso cão Plátano, feito pelos alunos do 1º ano e que, recorde-se, ficou em segundo lugar no concurso da Royal Canin. Mas como havia o risco da mascote do colégio se perder nos corredores do museu, causando muitas saudades aos pequeninos que o fizeram, optou-se por mantê-lo em casa. O agente Plátano há de cumprir a missão sozinho. Boa sorte!