Alunos do 8.º ano recebem Menção Honrosa por trabalho sobre refugiados

O concurso Media@ção 2019 foi lançado a nível nacional e envolve vários organismos como a Rede Nacional de Bibliotecas Escolares, UNESCO e Presidência do Conselho de Ministros.

João Carneiro, José Martins e Gonçalo Santos, do 8.ºA foram os vencedores desta Menção Honrosa com o vídeo “Ser Europeu É Ser Tolerante”. O trabalho, orientado pelo professor Rui Baltazar, destacou-se num total de 120 (do primeiro ciclo ao secundário) e conta a história de um menino refugiado que consegue chegar à Europa e de como ele é (mal) recebido. Através de uma contextualização da situação do povo sírio, os alunos pretendem gerar empatia com os milhares que procuram a sobrevivência, quer se encontrem ainda nos países em guerra, quer já estejam nos campos de acolhimento em solo europeu.

O concurso Media@ção 2019 inseriu-se no contexto de terrorismo internacional, fenómeno dos refugiados, aumento de movimentos nacionalistas e intolerância nas redes sociais. O enfoque escolhido pelos alunos foi a prevenção do discurso do ódio.

O júri do concurso Media@ção foi constituído por representantes da Comissão Nacional da Unesco, Direção-Geral da Educação, Fundação Altice Portugal, Fundação para a Ciência e Tecnologia, Plano Nacional de Leitura 2027, Rede Nacional de Bibliotecas Escolares e Presidência do Conselho de Ministros.