3.º ano controla acácias na serra de Sintra

Os alunos do 3.º ano participaram numa ação da organização “Plante uma árvore” e Câmara Municipal de Sintra, cujo objetivo era controlar as acácias da Tapada do Saldanha.

Foi com um enorme entusiasmo que os alunos do 3.º ano participaram na ação de controlo das plantas invasoras na serra de Sintra. Após ouvir a explicação dada pela organização “Plante uma Árvore”, em pleno Parque Natural de Sintra Cascais, os alunos perceberam, de uma forma muito mais clara, a importância de controlar as espécies invasoras com vista a recuperar a biodiversidade da serra de Sintra, não só a nível vegetal, mas animal também. Com a ajuda de um grupo de voluntários, esta organização encenou um pequeno teatro que explicou como a acácia foi introduzida em Sintra e os perigos que ela e outras espécies invasoras representam. Depois disso, e já com as luvas na mão, deitaram mãos à obra e arrancaram pela raiz um número considerável desta espécie, sempre com especial cuidado para não pisar os pinheiros jovens no local, afinal esta é uma das espécies que estão a ajudar a proteger, a par do carvalho, loureiro e sobreiro, por exemplo. No final, a clareira deixada naquele espaço da Tapada do Saldanha, deixou visível o excelente trabalho dos alunos. Parabéns!