Colégio vence prémio Eco-Escolas

Os eco-delegados do 8.º ano do ano passado venceram um prémio Eco escolas por um trabalho feito durante o período de confinamento social.

O desafio Geração Depositrão, que consistia em realizar um vídeo sobre os Eletrodomésticos e Pilhas em fim de vida foi lançado a todas as Eco-escolas do país e contou com a participação de mais de 600 estabelecimentos de ensino.

O vídeo do Colégio dos Plátanos, com a duração de menos de dois minutos, foi feito por sete alunos do 8.º ano do ano anterior, atual 9.º, que explicavam a importância de reciclar pilhas e eletrodomésticos em fim de vida. Referem não só os graves danos ambientais caso sejam colocados no lixo comum, mas também os relacionados com a extração de matérias-primas para fabricar novos equipamentos.

O prémio, que será entregue no final do mês de outubro, acabou por ser uma surpresa para os alunos que achavam que estavam apenas a cumprir um objetivo para ganhar o galardão da bandeira.

O desafio Geração Depositrão nasce de uma parceria com a ERP, Portugal – entidade gestora de Resíduos e Equipamentos Elétricos e Eletrónicos e Pilhas e o Programa Eco-Escolas, que tem como objetivo desafiar as escolas a trabalhar o tema da Economia Circular e sensibilizar para o adequado encaminhamento deste tipo de resíduos (REEE).