Saber o que fazer em caso de emergência

Os alunos do 9.º ano praticaram Suporte Básico de Vida na aula de Ciências Naturais.

Nesta aula prática de reanimação, que decorreu no âmbito da matéria de Ciências Naturais, os alunos os 9.º ano simularam no Auditório uma situação de emergência. Dois a dois, aprenderam o que fazer em caso de paragem cardiorrespiratória, um acontecimento súbito, que constitui uma das principais causas de morte em todo o mundo. O Suporte Básico de Vida (SBV) aumenta substancialmente a probabilidade de sobrevivência da vítima quando iniciado nos primeiros minutos após a paragem cardíaca, e consiste essencialmente em duas ações: compressões torácicas e ventilações.

Os alunos aprenderam também a agir perante uma situação de obstrução da via aérea, aplicando pancadas interescapulares e/ou a chamada manobra de Heimlich.