Auditoria ambiental, o que podemos melhorar?

Feita a análise à auditoria ambiental realizada no início do ano letivo a um total de 658 alunos, vamos ver onde podemos melhorar.

A análise à primeira auditoria deste ano revela resultados satisfatórios na área dos resíduos. 93,2 dos alunos separa o lixo em casa, superando a meta de 93% da auditoria no ano passado, enquanto 72,2% dos alunos sabia a ordem correta dos 3 R´s, estando no entanto ainda abaixo da meta estipulada de 75%.

No tema da água, 84,7% dos alunos dizem fechar a torneira enquanto lavam os dentes, um número que ficou bastante perto da meta de 85%, estipulada no ano passado. Em contrapartida, 93,8% dos alunos diz conhecer um rio da região, quando a nossa meta era de 80%.

No que diz respeito à energia há que melhorar. 47,4% dos alunos afirmam apagar sempre a luz ao sair de uma divisão, quando a meta era de 65%. Quanto a não desligar os aparelhos no stand- by, e sim no botão, atingimos um resultado de 50,5% quando a meta era de 45%. Boa!

No tema da Floresta, os alunos tiveram resultados espetaculares. As plantas autóctones do questionário são identificadas por 79,9% dos alunos, superando a meta de 75% e as exóticas são identificadas por 76 %, ultrapassando de igual modo a meta de 70%.

Ainda neste tema, 96,8% dos alunos diz já ter visitado uma floresta, superando a meta de 85% e 89,5% dos alunos identifica os seus produtos, um número muito perto da meta de 90%. As vantagens dos produtos biológicos são conhecidas por 87,8% dos alunos, superando a meta de 85%.

No tema do mar, 81.6% dos alunos respondem que participariam numa campanha de limpeza de praia, ficando ainda um pouco abaixo da meta de 85%. Já no tema da mobilidade, 88,9% conhece a opção mais amiga do ambiente, muito perto da meta de 90%.

No que diz respeito à alimentação saudável, os alunos revelam que quase sempre consomem sopa e legumes ao almoço ou jantar, raramente consomem refrigerantes bem como doces. Ao pequeno-almoço consomem quase sempre bebidas com cálcio, pão, cereais, fruta e nunca comem bolos. Uma segunda auditoria irá ser realizada ainda neste ano letivo.