Plátanos vence Menção Honrosa no projeto Future Up, da Galp Energia

O nosso projeto de energia sustentável promovido pela Galp Energia ficou nos dez finalistas. Ganhámos a Menção Honrosa pelo melhor vídeo.

Future Up foi o nome do projeto promovido pela Galp Energia, que mobilizou os alunos do colégio durante duas semanas. Em tempo recorde, desenvolvemos um projeto com um fio condutor, que começava nos alunos do 3.º ciclo e terminava nos alunos mais novos do 3.º e 4.º ano. Os mais velhos, todos eco delegados, foram às salas explicar o que é a eficiência energética e como podemos adotar soluções sustentáveis no nosso dia-a-dia. Alunos do 1.º e 2.º ciclo por sua vez fizeram trabalhos em cartolinas, apresentações e maquetes de energias renováveis. Os trabalhos ficaram muito bons. Também “desenvolvemos” uma “aplicação” para telemóvel que deteta desperdícios de energia numa divisão e alerta o seu utilizador.

Apesar de termos ficados nos 10 melhores projetos a nível nacional, ganhámos apenas a menção honrosa pelo vídeo desenvolvido na última semana, já como finalistas e em que tínhamos que convencer o júri de que merecíamos ganhar.

Os trabalhos vencedores eram de facto espetaculares. Protótipos para aumentar a luminosidade nas salas de aula, árvores solares que possibilitavam o carregamento de telemóveis dos alunos, kits de sensores de CO2 e até unidades de produção de eletricidade. O júri considerou no entanto que o nosso vídeo final estava espetacular e digno de uma menção honrosa. Parabéns a todos os alunos envolvidos.