Alunos do 9º ano dissecam órgãos no laboratório

De bisturi nas mãos, os alunos avançavam confiantes para os vários órgãos de um porco, igual ao dos seres humanos.

Em grupos de quatro, tiveram a oportunidade de ver e sentir ao vivo, aquilo que até ao momento conheciam apenas através do manual de Ciências Naturais. Artérias, ventrículos, aurículas e veias de um coração de um porco, bacinetes, pirâmide de Malpighi e outros constituintes dos rins. Tudo ganhou nova “vida”, à medida que dissecavam os órgãos, primeiro a medo, depois com confiança. Os alunos observaram também os lóbulos, traqueia e brônquios dos pulmões. Perceberam como são constituídos, como funcionam e sentiram as diferentes texturas dos tecidos.