Os alunos do 2.º ano visitaram a corporação de Bombeiros de S. Pedro de Sintra, onde experimentaram o que é ser bombeiro.
No fundo, os alunos fizeram um bocadinho de tudo. Vestiram os fatos e colocaram os capacetes, o que foi logo motivo de muitas risotas, dado o tamanho dos fatos. Mais a sério, perceberam o motivo de haver vários tipos de fato e capacetes. Em seguida visitaram os carros de intervenção, vários. Ambulâncias, veículos de combate aos incêndios, urbanos e florestais, dos mais pequenos àqueles enormes que passam na rua, em grande velocidade, com a sirene a apitar. Ficaram eufóricos quando perceberam que iriam andar num deles.
Enquanto isso, outro grupo experimentava manusear as mangueiras. Nada fácil…Na atividade que se seguiu o assunto ficou mais sério. Os alunos aprenderam a fazer suporte básico de vida. Como o boneco do quartel não respondeu à chamada dos alunos e também não respirava, os alunos começaram de imediato as manobras. Todos sabem que podem salvar vidas. Quinze compressões no caso das crianças e 30 no caso dos adultos. Todos fizeram, todos aprenderam. A vítima sobreviveu.
Aliviados, seguiram para o avião do quartel. Avião? - perguntaram os alunos. Sim, avião. A corporação de São Pedro de Sintra está equipada com uma cabina de avião. Sentados nas poltronas, de cintos apertados, a emoção crescia e todos ouviram as explicações.
Por um minuto, todos se sentiram bombeiros a sério. A missão estava terminada. Era hora de voltar ao Colégio. Melhor dia de sempre!
[widgetkit id="419"]