“O que há para lá do céu azul?”

A turma do 3.° A desenvolveu um projeto alusivo ao Sistema Solar, no âmbito do estágio pedagógico da estagiária Patrícia Fernandes.

Este projeto consistia em descobrir e explorar mais sobre o Sistema Solar, a partir da questão inicial “O que há para lá do Céu Azul?”. Juntos os alunos debateram o que já sabiam sobre o Universo, o que queriam descobrir e o que poderiam fazer para encontrar respostas. A partir de atividades diversas, desenvolvidas em diferentes espaços escolares, foram obtendo respostas para as questões. Com empenho e entusiasmo, as tarefas dinamizadas foram sendo executadas, sempre com vista ao produto final – as aprendizagens significativas dos nossos alunos. Imaginaram ser astronautas, descobriram e reproduziram pinturas, ouviram histórias, pesquisaram e criaram cartazes apelativos, observaram a Lua... O projeto, que começou em fevereiro, culminou com a apresentação de uma peça teatral sobre o tema às turmas do 3.° B e do 4.° ano, no dia 22 de junho.

Foi uma experiência muito enriquecedora para todos! E apesar de tudo que aprenderam, ficou outro tanto por descobrir...

Tags: