Terceiro lugar para André Reis

Os textos vencedores de todas as categorias vão agora ser publicados num livro.Na categoria em que o aluno concorreu, o tema era o jardim zoológico. O André escreveu um texto em que relatava um passeio ao Zoo com a família, acompanhado por uma bióloga. Na descrição da sua visita, o André arranjou maneira de introduzir de uma forma muito hábil, os conteúdos matemáticos exigidos na prova, não fosse este um concurso coorganizado pela Sociedade Portuguesa de Matemática.

O André utilizou numeração romana, cardinal e ordinal, numeração por classes e ordens e formas geométricas para descrever a gaiola das araras. Na visita aos lémures descreveu a cauda dos animais como um padrão e não se esqueceu de precisar muito bem, utilizando frações, a parte das maçãs comidas pelos animais. Já nos répteis, o André utilizou medidas de comprimento: 30 centímetros era o que media o jacaré e a cobra três metros, que horror! Chegou a hora do almoço e o André fez contas ao troco que o pai recebeu quando pagou o almoço. Muito perspicaz!

O texto prossegue com descrições utilizando sólidos geométricos, medidas de massa e tabelas de frequência. Contou ainda para avaliação, o desenho que o aluno fez unicamente com um marcador preto. Os textos dos três contos melhores classificados em cada uma das oito categorias vão ser publicados num livro. Parabéns!