Nós e o universo

Muito bem sentados nos cadeirões do Planetário, os alunos preparam-se para a sessão, sempre muito emocionante. As luzes apagam-se e a partir de agora são só eles e o universo. A explicação começa. Não é a primeira vez que olham para o céu, mas desta vez é diferente, o céu está limpíssimo.

Os alunos percorreram os planetas do nosso sistema solar e ouviram as recentes descobertas sobre eles, observaram o Sol, localizaram os pontos cardeais e compreenderam as fases da Lua. Também se falou de meio ambiente. Daquilo que está ao nosso alcance fazer para tornar o planeta num mundo melhor. Explicou-se às crianças a importância de colocar o óleo no oleão, para depois ser transformado em biodiesel. É que um litro de óleo deitado pela canalização das nossas casas, contamina 1 milhão de litros de água. A sessão terminou com uma trovoada. A fingir, claro, mas que ainda deu para provocar uns sustos valentes.