Colégio dos Plátanos

3º Ciclo

É lema do Colégio dos Plátanos primar pelo ensino de qualidade, no qual o rigor, a exigência e a dedicação contribuem para a formação integral de cada um dos nossos alunos.

"A tarefa de educar exige que se saiba criar condições para o efeito – definir objetivos e conteúdos, planear, organizar, construir infraestruturas e, sobretudo, ligar a escola à vida, favorecendo a criatividade e o rigor, a imaginação e o método, a autonomia e a entreajuda"

Guilherme d’Oliveira Martins, in Colóquio Educação e Sociedade

3ºciclo

Partindo de uma equipa qualificada, apostamos no desenvolvimento de competências não só científicas, mas também sociais. Cremos no desenvolvimento de uma personalidade complexa em que se aliam os mais sublimes valores que dignificam a condição humana a uma qualificação cognitiva que permita aos nossos alunos aspirar, no futuro, aos mais elevados projetos profissionais.

Com a introdução dos iPads como instrumento de trabalho no ano letivo 2014/2015, este ciclo iniciou a implementação de um ensino inovador, na senda do futuro tecnológico que os nossos alunos irão encontrar no futuro dando-lhes, desde cedo, as ferramentas necessárias ao sucesso.

Através desta poderosa ferramenta de trabalho estimulam-se, igualmente, as competências de trabalho em equipa, de interdisciplinaridade, de promoção da oralidade e da apresentação cuidada e rigorosa de trabalhos escritos com recurso a diversas aplicações disponibilizadas pelo aparelho.

Com o software criado exclusivamente para professores, para poder gerir a sala de aula e colaborar com os estudantes de formas totalmente novas, introduzem-se também milhares de novas formas de transformar as aulas, quer no ensino quer na aprendizagem.

Com o objetivo de desenvolver as competências de escrita de diversos modelos textuais e um adequado domínio da língua materna, a disciplina de Português proporciona, mensalmente,

atividades de Oficina de Escrita, integradas no horário da habitual Biblioteca de Turma, que promove as competências de leitura dos nossos alunos.

É nosso propósito que os alunos no final do nono ano de escolaridade, aquando da sua transição para o Ensino Secundário, possam ter atingido os seguintes objetivos:

• Ter-lhes sido garantido o domínio e a utilização de forma adequada da Língua Portuguesa, como matriz da identidade pessoal e social e como suporte de aquisições múltiplas, de aprendizagem e formação ao longo da vida;
  • A capacidade de entender a linguagem matemática usada na vida social e de usá-la de forma a pensar em situações de interesse pessoal, recreativo, cultural, cívico e profissional;
  • Terem sido estimulados e levados a defender e a respeitar princípios concebidos como saberes em uso, necessários à qualidade da sua vida pessoal e social como cidadão.
“O ensino deve ser de modo a fazer sentir aos alunos que aquilo que se lhes ensina é uma dádiva preciosa e não uma amarga obrigação.”

FAÇA JÁ A PRÉ-INSCRIÇÃO ONLINE, DO SEU EDUCANDO PARA O PRÓXIMO ANO LÉTIVO.