Na aula anterior, esta palavra já tinha começado a ser introduzida na aula FastracKids. Erosão é a transformação das rochas, por ação da água, vento, sol e até do Homem. É por isso que as rochas grandes que os meninos vêm nas praias têm aquela forma estranha. Os meninos ficaram a saber que isso acontece ao longo de muitos, muitos anos.
Também foi preciso esperar muito tempo para que as rochas mostradas aos meninos na aula ficassem com aquelas formas tão diversificadas. Umas até já são fósseis. Os alunos perceberam como se formam e ligaram-nos ao respetivo animal ou planta no Quadro Interativo.
A educadora desafia os meninos a uma experiência. A colocar a mão dentro de um saquinho onde estão várias rochas pequenas. Depois de “escolher” uma rocha, os meninos têm que a descrever para a turma. É que o sentido do tato dá-nos muita informação. E afinal as rochas como se formam? Isso tem a ver com os vulcões. A lava que sai a ferver de dentro do vulcão, vai “andando” até que arrefece formando-se assim uma nova rocha.