Começaram por perceber que o planeta é feito de rochas. Na verdade, andamos e corremos em cima de rochas, que, ao longo de muitos e muitos anos se foram acomodando em diferentes camadas. Usando as imagens da Estação de Aprendizagem, os alunos entraram numa caverna. Mas isto, só depois de perceberem que na realidade nunca o podem fazer sozinhos, pois os perigos podem ser imensos.
Lá dentro, os personagens FastracKids usam lanternas porque está muito escuro e apresentam às crianças tudo o que está na caverna, desconhecido até então. Fecham os olhos para prestar muita atenção aos barulhos: são morcegos, salamandras brancas, estalactites e estalagmites.
Explorada a caverna, os alunos concentraram-se nas pedras que cada um recebeu. Eram todas diferentes e ninguém sabe qual era a dos colegas. O objetivo era que depois fizessem uma descrição das características da rocha aos outros alunos, para que eles tentassem adivinhar: branca, preta, lisa, rugosa, com riscas, etc. Foi um jogo muito interessante. No final, os alunos mexeram num cubo de açúcar, para perceber que esta pedra é bem dura. A educadora partiu-a depois em bocadinhos para que os alunos percebessem o que acontece às rochas ao longo dos tempos: vão-se transformando em pedrinhas mais pequenas e por fim areia. A isso dá-se o nome de erosão, mas sobre isso os alunos falarão na aula seguinte.