O vídeo vai integrar numa plataforma onde vão ser colocados vários trabalhos feitos pelas escolas, no âmbito das comemorações dos 50 anos da democracia, numa iniciativa do Clube Europeu.
Cada aluno desempenhou a sua função no vídeo, desde a PIDE, os manifestantes detidos, combatentes, governantes, a senhora que distribuiu os cravos, jornalista, militares, Marcello Caetano e claro, Salgueiro Maia. Os alunos gostaram muito de participar.
O vídeo vai integrar numa plataforma onde vão ser colocados vários trabalhos feitos pelas escolas, no âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de abril, da democracia, numa iniciativa do Clube Europeu.
Para este projeto, os alunos do Clube Europeu começaram por fazer o guião para conseguir contar a história do 25 de abril em dois minutos, de uma forma clara e que pudesse ser representada pelos colegas. Depois disso, distribuíram-se os papéis, verificaram-se os adereços e até se fabricaram acessórios como uma chaimite, um rádio e um microfone antigo e metralhadoras G3. Tudo com recurso a imagens fotocopiadas e que depois foram reforçadas com cartão. A chaimite foi desenhada e pintada em papel cenário. Com tudo reunido, estabeleceu-se um plano de filmagens para evitar que os alunos perdessem tempo de aula. Cada aluno desempenhou a sua função no vídeo, desde o agente da PIDE, os manifestantes detidos, combatentes, governantes, a senhora que distribuiu os cravos, jornalista, militares, Marcello Caetano e claro, Salgueiro Maia. Os alunos gostaram muito de participar.