












Os alunos do ensino secundário deram início às comemorações com a leitura de um discurso sobre a importância de assinalar esta data, refletindo sobre os valores europeus e o papel da juventude no futuro do continente.
Seguiu-se um momento musical com os alunos do 1.º e 2.º ciclos, que interpretaram em flauta o Hino à Alegria, de Beethoven – símbolo oficial da União Europeia. Ainda na componente artística, os alunos do 6.º ano emocionaram a comunidade com a interpretação da canção “Winds of Change”, dos Scorpions.
Os mais pequenos também tiveram um papel importante: os alunos da Educação Pré-Escolar criaram bandeirinhas dos 27 países da União Europeia, enchendo o espaço de cor e simbolismo.
O momento mais saboroso chegou com o 1.º ciclo, que organizou um delicioso lanche partilhado, trazendo iguarias de vários países europeus, numa verdadeira viagem gastronómica pelo continente.
Nas aulas de Educação Tecnológica, os alunos do 6.º ano construíram criativos cabeçudos de figuras históricas europeias, como Pablo Picasso, Sócrates, Napoleão, o Papa João Paulo II e Bartolomeu Dias, entre outros. Os alunos do 3.º ciclo organizaram jogos tradicionais de diversos países europeus e convidaram todos a participar.
Foi um dia recheado de atividades que enalteceram a diversidade cultural e a união europeia, deixando uma mensagem forte de paz, cooperação e esperança no futuro.