COLÉGIO DOS PLÁTANOS

Projecto Educativo

A Comunidade escolar tem como elemento nuclear os alunos - são eles que justificam a sua existência. Os restantes membros da comunidade devem dirigir a sua atuação para a motivação e atração dos alunos, tendo em conta que a Escola se constrói, não só com aprendizagens académicas, mas principalmente com todo um conjunto de meios e recursos que deem ao aluno prazer em aumentá-la.

O aluno passa grande parte do seu tempo no Colégio, enriquece e forma a sua identidade própria, assimilando valores éticos, cívicos e culturais. Todo este plano de formação não passa unicamente pelos professores, grupo com responsabilidade no ato educativo.

O apoio da família (sobretudo dos pais), o seu grau de conhecimentos académicos, as suas ocupações profissionais, a sua atitude perante o futuro dos filhos, as suas condições económicas são aspetos que se refletem na postura dos filhos na escola, no seu rendimento e motivação. O aluno é a razão de ser do Colégio. Os seus interesses, os seus anseios, as suas expectativas, os seus problemas têm uma especial e significativa incidência sobre a sua atividade no Colégio.

Nesta medida, o Projeto Educativo é um instrumento privilegiado para identificar os principais problemas e necessidades, definir prioridades e estratégias de intervenção, através do empenho em torno de um conjunto de objetivos comuns e das linhas orientadoras da política educativa do Colégio.

Queremos, através do Projeto Educativo, reforçar a identidade do Colégio, a sua visão e missão, no intuito de ajustar a política educativa às realidades e necessidades individuais. Não podemos esquecer, por outro lado, que se trata de um documento de planificação educativa de natureza geral e estratégica, a longo prazo. Por isso, deve ser entendido numa lógica de coerência e articulação com outros documentos orientadores de escola, nomeadamente:

1. a) Regulamento Interno;
  2. b) Projeto Curricular de Escola;
  3. c) Planos de Turma.

O Projeto Educativo deve, pelos diferentes motivos enunciados, envolver todos os elementos da comunidade escolar, professores, alunos, pessoal não docente, pais e representantes locais. Este é talvez o maior desafio, a nossa maior vontade para alcançar a Escola que queremos.

ANO LETIVO 2023-24

Está já disponível através de um formulário online a possibilidade de formalizar uma pré-inscrição do seu educando no Colégio dos Plátanos para o novo ano escolar. Visite já esta página e preencha todos os campos requeridos e aguarde um contacto por parte da nossa secretaria.